Não é de hoje que o passado nos assombra, né?! Especialmente o passado que diz respeito aos anos 80. Gente, o que foi aquela década, néam?! Década do terror! Aliás, saindo um pouco do assunto, acho que esses sneakers que surgiram aí vão ser o nosso passado negro daqui uns anos. A gente vai olhar pra eles como se fossem uns ex-namorados e pensar: como eu tive coragem de sair com aquilo???
Mas voltando à tenebrosa década de 80, o que era a maquiagem daquela época, gente? Coisa mais over, onde tinha tudo acontecendo ao mesmo tempo: cor, intensidade, mistura, uhuuul!
Vamos começar então pelo clássico Roque Santeiro, estrelando: Viúva Porcina!
Estou em dúvida por onde começo a comentar essas maquiagens. Na verdade, acho que nem precisa comentário, então serei breve.
Na primeira foto, temos um mix de: blush muito forte e muito vermelho na lateral do rosto, enquanto que o adequado seria blush em tons naturais (um rosa meio pêssego cairia bem na pele muito branca dela) e aplicado nas maçãs do rosto, pra dar um ar de saúde. A sombra num tom de roxo de gosto duvidoso. E os cílios postiços pela metade destoando dos cílios naturais dela (eu uso cílios ao meio mas ele "orna" com os naturais, não isso!).
Na segunda foto, sombra azul que vai até a sobrancelha (gente, o que era isso quando as pessoas usavam uma cor de sombra e essa cor subia até a sobrancelha??? medoooooooo). Lápis preto estilo Kate Middleton, aplicado duro, sem esfumar (envelhece super!). Blush estilo chinelada na cara. E o batom segue a linha da primeira foto. Ele não respeita o V do lábio superior, ele passa reto.
Ainda na teledramaturgia dos anos 80, temos Odete Roitman:
Aqui, o maior problema é basicamente um só:
Tirando isso, não vi mais problemas. Mas, pelo que pesquisei, a novela da Odete Roitman (Vale Tudo) foi exibida em 1989, ou seja, já quase na década de 90. As pessoas já meio que estavam deixando o "over" da década de 80 pra trás.
Mesmo com uma make sem excesso de cores e tudo mais, é bom tomar cuidado com o pó compacto (e, principalmente com a cor da pele como um todo) pra não acabar com o rosto super branco e fazer o Gasparzinho nas fotos.
Antes de sair de casa, é bom dar aquela conferida se rosto e corpo estão mais ou menos da mesma cor. Fazer a duocromática não é muito bonito.
Quem lembrar de mais bizarrices da tevê na década de 80, por favor, compartilha nos comentários. Nunca fui de assistir novela, então não me lembro de mais nada, a não ser, obviamente, desses dois clássicos!